Livros: 1Q84 - Haruki Murakami

 
1Q84.png
 

Se há coisa que adoro fazer é ler durante o percurso de casa para o trabalho e vice-versa. Apesar do caos nos transportes públicos em hora de ponta, eu tento começar o dia o mais descontraída possível. Não sou das que faz má cara logo pela manhã, mas sem dúvida que prefiro passar-me por invisível e esquecer a confusão e a multidão à minha volta.

Mas o que me traz aqui hoje é outro assunto que não a azáfama das manhãs; é sim sobre um livro, ou serão 3?! Bom, são 3 volumes que contam uma história que nem sei bem como descrever sem correr o risco de dar um valente spoiler.
Posso dizer que a escolha deste livro foi feita com base no facto de ter ouvido falar bem deste autor e tinha decidido ler pelo menos um livro seu.
E foi nesta linha que de raciocínio que me apercebi que já tinha visto uma boa quantidade de vezes a capa de 1Q84. Só não sabia que esta história é composta por 3 volumes dos quais já li 2 volumes.

Na tentativa de vos aguçar a curiosidade, toda a história deu-me a sensação de estar a entrar no sonho de alguém, neste caso de dois personagens: Tengo e Aomame.
Os capítulos vão alternando entre história de cada um, e foram construídos quase como se cada capítulo fosse um episódio e o livro fosse 2 séries em 1.
Ela tem 29 enquanto ele já entrou na casa dos 30. Cada um leva a sua vida como planearam, mas eventos distintos e decisivos para ambos muda tudo, fazendo com que questionasse a sua própria sanidade mental. Eu própria comecei a questionar juntamente com os personagens, se eles não estariam a viver noutra realidade que desconheciam até então, ou se haveria algo mais a acontecer que nos tivesse escapado.

Acreditem que gostaria de vos contar mais, mas ainda assim, não deixa de ser mais do que recomendado e um excelente livro... quer dizer, livros. Não se vão arrepender!