Mantas & Geometria

 Foto por Sofia Peixe

Foto por Sofia Peixe

Acho que por esta altura já não é novidade para ninguém que o crochê tem um efeito "mindfulness" em mim. Para alguém que lida com ansiedade - sim, foi diagnosticado e faço parte das estatísticas - o crochê funciona que é um mimo, e quase se tornou num vício.
 Eu agora sou daquelas que em vez de ter um olho na TV e outro olho nos feeds do telemóvel, tenho antes um olho na TV e outro na agulha. Ao menos tento manter os olhos um pouco mais afastados dos ecrãs, que é outro dos objectivos deste meu hobby.

 Foto por Sofia Peixe

Foto por Sofia Peixe

Mantas... quem é que não gosta de se enroscar numa mantinha a ler (ou a ver um filme), e a bebericar um cházinho. Mesmo com o calor quase ao virar da esquina, até nas noites mais frescas gosto de manter as pernas aconchegadas. E por causa disso, comecei a fazer uma manta grande com um padrão hexagonal.
Para tornar a coisa mais prática em termos de "portabilidade" e montagem, em vez de fazer a manta em uma só peça, achei que seria boa ideia e mais interessante fazer hexágonos em 3 tons diferente, e no final juntá-los numa só peça com um contorno em alto relevo com pontos baixos.

Esta ideia também surgiu pelo facto de ter comprado um livro chamado "The Crochet Block Bible", um livro com inúmeros blocos e granny squares para aplicar a basicamente qualquer projecto. Também é uma excelente forma de se aprender pontos e técnicas.
A manta ainda está longe de estar terminada, mas não é um factor preocupante porque não estipulei nenhum prazo e apenas quero desfrutar de cada hexágonos bem feitinho!
Quando terminar, terei o maior prazer de o mostrar, e quem sabe, partilhar um PDF descarregável com o esquema completo para vocês tentarem!

Espero que tenham gostado e já sabem, se tiverem alguma ideia a partilhar ou sugestões, estejam à vontade para deixarem nos comentários! :)