Sopa Wonton Gulosa

wonton_pronto_square.jpg

Para os fãs de comida chinesa como eu, de certeza que, pelo menos, já tentaram cozinhar um prato em casa, seja um chau min, ou um porco acridoce. Usando os ingredientes originais ou alternativos face à escassez de supermercardos chineses, acabamos por chegar ao resultado que queremos.
No meu caso, aprendi e fui aperfeiçoando ao meu gosto a maravilhosa sopa wonton. Simplesmente sou viciada neste prato que pode ser bastante versátil e adaptável!

No início estava toda entusiasmada em conseguir reproduzir a receita original, procurei-a por todo o lado até encontrar a Cantonese/Hong Kong style wonton noodle soup, mas esse entusiasmo todo foi-se por água abaixo mal acabei de analisar a receita até ao fim.
É um prato um tanto ou quanto complexo de se preparar e consiste numa mistura de vários caldos até chegarmos ao caldo final.

O meu objectivo ao recriar esta receita numa versão mais simples, foi o de conseguir atingir um sabor idêntico, mas com uma pequena diferença: nada de porco. Aqui só entra camarão e/ou frango. É mais saboroso, para além de que o porco é uma carne com um sabor bastante forte especialmente quando passa apenas por uma cozedura. (Mas claro que não se aplica a todos os pratos.)

Para fazer o caldo optei por usar caldo de galinha knorr (à falta de caldo de galinha caseiro) para acentuar mais o sabor, e outros temperos que já vou mencionar mais abaixo. Par aos que quiserem atalhar, existem caldos em pó já preprados à venda em alguns supermercados no Martim Moniz - mais exactamente no supermercado Chen.
Ora bem, aqui vai a minha versão!


 

Ingredientes para os wontons

DSC03585_edit_web.jpg
DSC03582_edit_web.jpg

. Wrappers para wonton - massa em forma de quadrados. 
. 1 ovo
. 1 peito de frango picado
. alho em pó q.b.
. 1 colher de sopa de molho de soja
. 1 pitada de pimenta branca
. 1 colher de sopa de vinho de arroz
. 1 ramo de cebolinho picado

 

Preparação dos wontons

1. Cobrir a bancada da cozinha com película aderente. Assim, evita-se que a massa se cole ao tampo e é uma forma de não se ter o trabalho de andar a raspar pedaços de massa e farinha.
2. Colocar a carne de frango picada numa tigela e juntar todos os ingredientes secos. Misturar tudo muito bem com as mãos ou uma colher grande.
3. De seguida, acrescentar o ovo e os restantes ingredientes líquidos. Voltar a mexer muito bem e depois deixar a repousar no frigorífico durante 1 hora no mínimo para que os ingredientes se entranhem na carne.
4. Trocar a película aderente e prepara-se a mesa de trabalho para se começar a rechear a massa! Para isso vamos precisar de: uma tigela pequena com água, a tigela com a carne, a massa wonton, uma colher de café para medir a quantidade de recheio e um prato forrado com película para que os wontons prontos não se colem.
5. Pega-se num quadrado de massa e coloca-se uma colher de café da carne picada.
6. Mergulha-se o dedo na água e passa-se por toda a borda do quadrado para que se cole quando se dobrar ao meio, em forma de triângulo.
7. Repetir os passos acima para cada quadrado de wonton e ir colocando no prato forrado. Ao colocar os wontons no prato, é preciso ter a certeza de que não tocam uns nos outros. Eu costumo alternar camadas de wontons com camadas de película, para manter tudo muito bem condicionado.

Dica:
Como costumo fazer os wontons em grande quantidade, por norma ponho o prato no congelador e depois de congelados, passo os wontons para um saco para ocuparem menos espaço, até porque depois de congelados já não se agarram mais.


 

Ingredientes para o caldo

. água
. caldo knorr
. pimenta branca
. 1 colher de chá de óleo de sésamo
. cebolinho picado
. 2 colheres de sopa de molho de soja
. 1 molho de pack choi por porção
. noodles de ovos
. óleo de sésamo

Noodles: Ferver a água, desligar o lume, colocar os novelos de noodles e deixar repousar por 3-4 minutos, com uma tampa por cima para manter o calor.

Preparação do caldo

1. Colocar uma panela com a água ao lume para ferver.
2. Quando começar a ferver, baixar para lume médio e colcar os wontons, e deixar cozinhar. Eles estarão prontos quando estiverem a flutuar no cimo do caldo. Mas antes disso...
3. Quando se vir 2 ou 3 wontons a flutuar, adicionar o pack choi cortado em pedaços grosseiros, e o cebolinho picado.
4. Deixar ferver por mais 3 minutos, porque todos os ingredientes cozinham bastante depressa.
5. Desligar o lume e dividir a sopa pelas tigelas já com os noodles escaldados. Servir de imediato para evitar que as massas cozam demais.

E aqui têm a minha receita! 
Existem milhares de variações espalhadas pela internet fora, e é com base nelas que crio as minhas próprias versões. E por incirível que pareça, um ovo cozido de gema mole faz toda a diferença numa simples sopa sem wontons.

Se já experimentaram fazer a vossa, estejam à vontade para partilhar os vossos resultados nos comentários abaixo. Gostaria de experimentar as vossas versões!

 Wonton noodle soup Cantonese style at  Duck , Dublin, IE

Wonton noodle soup Cantonese style at Duck, Dublin, IE